Perfil

Minha foto
Sou jornalista e me aventuro no mundo da videorreportagem digital. Pretendo postar aqui notícias interessantes e também um pouco de meus vídeos.

Sugestão de Pauta

Canal YouTube

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Thomas Hobbes

Na data de hoje, só que em 1679, o mundo perdia um de seus grandes filosófos: Thomas Hobbes. Ele nasceu em 5 de abril de 1588 e foi um dos teóricos a priorizar a existência de um governo em prol da sociedade. Na sua principal obra intitulada de Leviatã, Hobbes defendia a idéia de que o homem só pode viver em paz se concordar em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.

O filosófo acreditava que a sociedade deveria viver em função das autoridades e abrir mão de seu estado natural. Thomas acreditava que existiam dois tipos de homem: o natural (indivíduo que vivia sobre suas próprias leis em conjunto com a natureza) e o homem artificial (que era submetido a uma autoridade ou a um governo). Em o Leviatã Hobbes levanta a necessidade da criação do Estado, que segundo ele era a união de todos em uma única pessoa, com um pacto de cada homem com todos os homens, concluindo a união de todas as pessoas numa só.

0 comentários:



Arquivos