Perfil

Minha foto
Sou jornalista e me aventuro no mundo da videorreportagem digital. Pretendo postar aqui notícias interessantes e também um pouco de meus vídeos.

Sugestão de Pauta

Canal YouTube

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Polícia italiana usa videogame no lugar de bafômetro

Enquanto os brasileiros tem que colocar os lábios em um aparelho para medir o teor de álcool a Polizia (polícia italiana) agora está munida de um outro aparelho para verificar se os motoristas estão drogados ou alcoolizados: um videogame. O aparelho é testado em algumas cidades do país e é o provável substituto do velho bafômetro.

O nome do Videogame é DeeDee e foi criado por cientista italianos. Composto por um joystick e uma tela de computador, o jogo simula situações de trânsito. Segundo o departamento de engenharia mecânica do Politécnico de Milão, o experimento é resultado de 15 anos de pesquisa e é bem mais eficaz que o bafômetro.

A operação completa para identificar um motorista alcoolizado ou drogado dura cerca de um minuto. Um carro vermelho, uma rua cinza, um muro e um sinal de trânsito aparecem na tela. O motorista, em pé no acostamento da estrada ou na calçada, deve seguir as instruções do semáforo virtual, movimentar o carro e pará-lo antes de bater na parede. o game também poderá ser comercializado para fins particulares.

Opinião
Acredito que esse sistema pode ser ineficaz em alguns aspectos, pelo menos se fosse experimentado aqui no Brasil. Se pensarmos de uma forma ampla, nem todas os motoristas têm (ou tiveram) o videogame como um hobby na infância ou até mesmo na adolescência. Isso pode influenciar bastante o resultado do teste.

Se uma pessoa, mesmo que alcoolizada, passou noites em claro no passado vidrado em jogos de corrida com certeza terá exito ao manusesar o joystick desse game. Falo por experiência própria. Mesmo que a pessoa esteja embriagada, ela pode ser dar bem.

Ainda prefiro o bafômetro pelo fato de ser um modo simples de checar o teor de alcóol no organismo. Sem contar os teste arcaicos, como a linha de giz no chão e o famoso "quatro" com as duas pernas.

0 comentários:



Arquivos