Perfil

Minha foto
Sou jornalista e me aventuro no mundo da videorreportagem digital. Pretendo postar aqui notícias interessantes e também um pouco de meus vídeos.

Sugestão de Pauta

Canal YouTube

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mangá do Hitler

Eu já li Turma do Mônica, Zé Carioca, Pato Donald e os quadrinhos do homem de aço. Agora ler um livreto ilustrado pela suástica alemã que ressucita o assunto do nazismo é um exagero. Essa é uma iniciativa da editora japonesa East Press, que resolveu transformar a obra Mein Kampf (Minha Luta), escrito na prisão por Adolph Hitler, em um mangá.

Para essa criação consigo enxergar duas interpretações: a primeira é de um registro histórico que serve para explicar o que foi o sistema nazista bolado por Hitler. O segundo, que em minha opinião é o mais perigoso, se resume no fato de que o mangá aborda um assunto tênue que gera várias intepretações aos jovens e adolescentes. Acredito que um assunto como este deve ser tratado de uma forma consistente e não de um modo que permita a adulação.

Assim como outros mangás e até mesmos o que as revistas em quadrinho fazem com seus personagens, o líder nazista pode se transformar em um herói para pessoas que ainda formam opinião sobre o assunto e culminar no fortalecimento do neo-nazismo pelo mundo. Independentemente da ideologia de cada um, deixo claro que um ideal que aponta os defeitos dos outros e decide quem vive ou morre não é a melhor opção para o mundo contemporâneo.

O mangá está a venda em algumas livrarias japonesas e além da biografia do nazista outras obras como "O Capital", de Karl Marx e "Os Miseráveis", de Victor Hugo também ganharam essa versão e serão comercializados.

Informações do Uol Últimas Notícias

0 comentários:



Arquivos